Corona – A queridinha no México

CORONA: A cerveja sucesso no México

A CORONA é uma cerveja de origem mexicana, introduzida no mercado do país da tequila como cerveja tipo Pilsen em 1925 pela Cervejaria Modelo.

Um ano depois, a cerveja passou a ser envasada em garrafas transparentes de 250 ml, revolucionando o mercado, já que as outras marcas utilizavam garrafas de cor âmbar.

A CORONA é a cerveja mais vendida do México e também uma das mais consumidas do planeta. A cerveja é comercializada em 180 países ao redor do mundo.

De acordo com a consultoria britânica Interbrand, somente a marca CORONA está avaliada em US$ 4.456 bilhões. Este valor concede à CORONA a posição de número 93 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Em 2014, a CORONA foi eleita à marca mais valiosa da América Latina.

A história da CORONA

Em 1940, durante o verão, a cerveja foi relançada como CORONA Extra. A novidade do relançamento foi o rótulo gravado diretamente no vidro, deixando para trás o rótulo de papel. Essa mudança concedeu modernidade à marca.

Durante anos a CORONA investiu pesado em marketing, utilizando técnicas pouco comuns em publicidade na época, como o neon, além de patrocinar diversos eventos e equipes de futebol.

Em 1989, foi lançada, a CORONA Light, que foi produzida e desenvolvida para o mercado americano. A versão light da cerveja contém 30% menos de calorias, mas mantém o sabor refrescante da versão tradicional. A CORONA Light só foi produzida para o México em 2007.

CORONA: Uma combinação inusitada: Cerveja com limão

Pode parecer estranho, mas para os bebedores de CORONA é comum colocar um pedaço de limão no gargalo da cerveja. No México essa prática não é muito comum, a não ser em regiões com grande ocupação de turistas.

Esse costume se explica pela cor transparente da garrafa que, ao ser exposta a luz, faz com que a cerveja fique com um sabor estranho. Assim, o limão disfarça esse sabor.

O que era para ser um problema acabou sendo um diferencial. A associação com o limão se tornou uma das principais identidades da marca, que passa a ser associada ao clima tropical, praias, férias, lindas paisagens e festas. A partir de 2010, o slogan da marca é “Find Your Beach“, que significa “Encontre sua praia“.