Heineken – Da Holanda para o mundo

      HEINEKEN: A cerveja mais popular da Holanda

A cerveja HEINEKEN é muito popular entre os jovens e também é inconfundível por sua garrafa na cor verde. A HEINEKEN é uma das cervejas mais consumidas no mundo, e também é uma marca tradicional, já que mantém a mesma fórmula por 140 anos.

Atualmente a HEINEKEN tem mais de 165 cervejarias instaladas por todo o mundo. O faturamento da empresa gira em torno de €18.3 bilhões. A empresa está em terceiro lugar no ranking mundial de lucratividade entre as cervejarias, sendo também é a 3ª maior cervejaria do mundo com aproximadamente 8.5% de participação de mercado.

De acordo com a consultoria britânica Interbrand, a marca HEINEKEN está avaliada em aproximadamente US$ 3.939 bilhões, o que confere a posição de número 92 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A história da HEINEKEN

A trajetória da HEINEKEN iniciou ainda no século XIX, em 1862, na Holanda, a partir da compra da cervejaria De Hoolberg por Gerard Adriaan Heineken. Antes disso, a fábrica produzia cervejas para as massas desde o século XVI.

Contudo, Gerard Heineken tinha o objetivo de sofisticar a produção de cervejas na fábrica. Assim, a partir de 1868, a cervejaria passou a funcionar com essa nova proposta. De início a cerveja se chama HEINEKEN’S. A apóstrofe e o “S” só saíram do nome da marca em 1962.

Muito foi trabalhado para o aperfeiçoamento do produto. Em 1886 foi desenvolvida a fórmula Heineken levedura A, que até hoje confere à cerveja o sabor diferenciado das outras.

Para competir com outras grandes cervejas alemãs, como Amstel, Oranujeboom e Vam Vollenhoven, a HEINEKEN,em 1912, usou como tática de aumento de vendas a redução de preço.

Nas décadas seguintes, a HEINEKEN também passou a investir fortemente no marketing. A maior ação da marca foi nos Jogos Olímpicos de 1928, quando um avião escreveu no céu com fumaça o nome da marca.

A entrada desta cerveja alemã no mercado teve um impacto quase instantâneo. A HEINEKEN foi a primeira cervejaria estrangeira a exportar para os Estados Unidos após a suspensão da Lei Seca, em 1933. A cerveja caiu no gosto dos americanos que aprovaram a qualidade superior do produto.

Museu da HEINEKEN

A cervejaria original foi fechada em 1988. Três anos após, em 1991, uma parte do edifício foi demolido e na parte que restou foi construído uma espécie de centro de recepção e informação da HEINEKEN.

Em 2002, o lugar mudou de nome para HEINEKEN EXPERIENCE. O museu da cerveja fornece uma visita guiada de 90 minutos, onde é apresentada ao visitante a história e evolução da empresa e oferecida à degustação da cerveja.