Budweiser – Líder de vendas nos EUA

BUDWEISER: a cerveja líder dos EUA

A BUDWEISER teve início ainda no século XIX quando Adolphus Busch, proprietário da cervejaria Anhauser-Busch, lançou no mercado a primeira cerveja nacionalmente americana, a BUDWEISER LAGER BEER.

O nome BUDWEISER foi inspirado em um tipo de cerveja proveniente de um lugar chamado Budweis, em uma região distante do Império Húngaro, da qual a atual República Checa fazia parte.

A cerveja passou a ser engarrafada em larga escala em 1883, aumentando sua popularidade e a venda por todo o país. A BUDWEISER, nessa época, utilizou a campanha “Budweiser Girls”, onde mostrava 9 lindas mulheres segurando a garrafa da cerveja.

Em 1901 a cerveja já chegava a produzir 1 milhão de barris por ano. Na década em 1920, quando os EUA viviam a Lei Seca, a cervejaria driblou a crise produzindo uma versão sem álcool da cerveja, com o mesmo sabor da tradicional.

Depois da Lei Seca, a BUDWEISER lançou no mercado a cerveja em lata, o que foi uma grande novidade no mercado cervejeiro americano. Em 1981 a Anheuser-Busch iniciou o processo de venda da cerveja em larga escala para o mercado internacional e a cerveja passou a ser vendida em países como México, Irlanda e China.

A BUDWEISER tem o processo de produção apontado como um dos mais caros do mundo das cervejas, com a utilização de chips de madeira de faia nos tanques de fermentação, o que confere uma percepção de sabor marcante no início e suave no final.

BUDWEISER: Uma marca de sucesso

A Budweiser possui uma imagem visual muito forte, que a distingue de qualquer outra cerveja. A marca investe em slongans poderosos como “Os Reis das Cervejas“, “Tempos melhores estão chegando” o que contribui para que essa cerveja seja a mais consumida do planeta. A marca sempre teve ligação com o esporte, patrocinando equipes de basquete, futebol americano, beisebol, UFC e até uma Copa do Mundo da FIFA.

A BUDWEISER é líder absoluta no mercado americano, com aproximadamente 22% de participação. Ela também é a marca de cerveja mais valiosa do mundo, e está presente em mais de 90 países.

A cerveja ocupa a terceira colocação de cerveja mais consumida do mundo, atrás somente das chinesas Tsingtao e Snow Beer.

Em 2008, as marcas BUDWEISER e BUD LIGHT passara a integrar o catalago extenso de cervejas da belga brasileira AB InBev após a compra da cervejaria Anheuser-Busch, pela belga-brasileira InBev por US$ 52 bilhões.