Skol – A mais consumida no Brasil

SKOL: a cerveja número um do mercado brasileiro

      Com seu slogan “A cerveja que desce redonda”, a SKOL é líder absoluta no mercado de cerveja brasileiro, tendo cerca de 30% de participação. A cerveja também é a quinta mais vendida do mundo. A marca ainda é comercializada em 20 outros países pela cervejaria Carlsberg.

As opções de embalagens oferecidas ao consumidor brasileiro são:

  • Latas: 269 ml, 350 ml, 473 ml e 550 ml;
  • Garrafas: (250 ml, 300 ml, 355 ml, 500 ml, 600 ml e 1 litro).

De acordo com a consultoria britânica Interbrand, a marca SKOL está avaliada em torno de R$ 11.606 bilhões, o que a faz ocupar a terceira posição no ranking das marcas mais valiosas do Brasil.

A história de sucesso da SKOL

A SKOL teve início na Europa, em 25 de agosto de 1964, a partir da tentativa de criar uma marca global de cerveja. Nessa iniciativa participaram quatro cervejarias, que foram: Allied Breweries (Reino Unido), Labatt (Canadá), Pripps-bryggerierna (Suécia) e Unibra (Bélgica). A partir daí foi criada a SKOL International.

A cerveja chegou ao Brasil pouco depois de 1967, após alcançar grandes resultados nos mercados cervejeiros europeus.

O desafio na SKOL no Brasil era grande, já que a cerveja iria competir em um mercado brasileiro com marcas centenárias, como Brahma, Bohemia e Antartica.

Foi a Cervejaria Rio Claro, fabricante da cerveja Caracu, que lançou a SKOL no mercado brasileiro. Logo depois, a Brahma adquiriu o uso exclusivo da marca no mercado brasileiro.

SKOL revoluciona o mercado de cerveja brasileiro.

A partir da década de 1970, a SKOL começou uma revolução o segmento de cervejas no Brasil. As inovações trazidas pela marca, fez com que a marca caísse no gosto do brasileiro, o que a consolidou no mercado. Veja algumas inovações feitas pela SKOL:

  • 1971: Lançamento da primeira lata em folha flandres (laminado constituído por aço e ferro com revestimento em estanho);
  • 1989: lançamento da primeira lata de alumínio. Nesse recipiente, a cerveja poderia ser conservada gelada por mais tempo;
  • 1993: embalagem long neck com tampa de rosca

latão da SKOL (lata de 473 ml);

  • 1996: long neck de 355 ml dentro do padrão internacional de embalagens descartáveis;
  • 1997: primeira lata com boca redonda, com uma abertura maior que facilitava pro consumidor.
Investimento em propagandas

      A partir da década a SKOL passou a investir fortemente no marketing de seus produtos. A partir de 1999, a cerveja passou a fazer parte da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), que era o resultado da junção da Cervejaria Brahma com a Antarctica.

Neste ano, a SKOL passou a patrocinar diversos eventos, o que deu maior visibilidade à marca. Foi no final de 199 que foi lançada a campanha “2000 o verão mais redondo do planeta”.

Em 2002, a SKOL chegou ao primeiro lugar na lista de cervejas mais consumidas no Brasil. Essa posição se mantém até os dias de hoje.