História da Cerveja

Brahma – Uma das preferidas do Brasil

BRAHMA: Tradição em cerveja brasileira

A BRAHMA é a segunda marca de cerveja mais vendida e consumida do Brasil, sendo a 9ª do mundo. De acordo com a consultoria britânica Interbrand, somente a marca BRAHMA está avaliada em aproximadamente R$ 9.406 bilhões, o que lhe faz ocupar a quinta posição de no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. Por muito tempo, a BRAHMA manteve o slogan “A Nº 1”.

História da BRAHMA

A história da BRAHMA teve início quando o suíço Joseph Villiger começou a fabricar sua própria cerveja artesanal. De início, a cerveja era consumida somente entre os amigos de Villiger, mas acabou ganhando fama e em 1888, juntamente com os brasileiros Paul Fritz e Ludwig Mack, foi criada a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, no Rio de Janeiro. Inicialmente a marca BRAHMA CHOPP era vendida somente em barris de madeira.

Em 1894, a cervejaria foi vendida para a empresa George Maschke e Cia, que ampliou o modernizou o negócio. Em 1904, produção de seu chopp em tonéis alcançando 6 milhões de litros e com 9 depósitos, todos localizados no centro do Rio de Janeiro, nascia oficialmente a Companhia Cervejaria Brahma como resultado da fusão entre a Georg Maschke & Cia. Cervejaria Brahma e a Preiss Häussler & Cia. Cervejaria Teutonia.

Contudo, o chope da BRAHMA só foi engarrafado três décadas depois, em 1934, sendo nomeado de BRAHMA CHOPP. A produção da cerveja esse ano alcançou 30 milhões de litros.

A produção foi só crescendo. Em 1940, a fábrica começou a diversificação de sua cerveja com o lançamento da BRAHMA Extra. Em 1954, a cervejaria já possuía seis fábricas e uma maltaria.

Em 1989 o Grupo Garantia adquiriu o controle acionário da Companhia Cervejaria Brahma e iniciou a construção de várias fábricas pelo Brasil. Em 1993, a BRAHMA inaugurou sua primeira fábrica fora do território nacional, na Argentina, e em 1998 passou a ser exportada para a Europa.

A partir de 1999, a BRAHMA passou a fazer parte da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), que resultou de uma fusão entre as cervejarias BRAHMA e Antarctica.

A BRAHMA passou ainda a investir fortemente no marketing sendo patrocinadora de vários eventos, inclusive da Copa do Mundo de 2010, realizada na África, e da de 2014, realizada no Brasil. A BRAHMA também é patrocinadora do Camarote da Brahma nos Carnavais do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, que reúnem todos os anos diversas celebridades nacionais e internacionais.

Sair da versão mobile