Quilmes – A preferida dos hermanos

QUILMES: Tradição em cerveja argentina

Ao pensar em uma cerveja argentina, a primeira marca que nos vem à cabeça é a QUILMES e sua logomarca azul que remete às cores da bandeira argentina. Esta é a cerveja mais famosa da terra de nossos hermanos, sendo uma referência para os outros países.

A história da cerveja começou ainda no século XIX, em 1888, quando o imigrante alemão, Otto Bemberg, fundou a Cervejaria Argentina. Em 1890 começou a comercialização da QUILMES.

O nome QUILMES é uma referência à tribo indígena Quilmes, que viveu na província argentina de Tucumán, local onde foi construída a primeira fábrica da empresa.

A QUILMES é fabricada pela Cervejaria e Malteria QUILMES. Com o sologan “QUILMES, el sabor del encuentro”, que em português significa “QUILMES, o sabor do encontro“, a bebida domina aproximadamente 70% do mercado de cerveja argentino.

A cerveja possui coloração amarelada e sabor de médio para forte, com teor alcoólico de 4,9%. No Brasil, a garrafa de 970 ml custa aproximadamente R$ 13,00.

História de evolução da QUILMES

A década de 1990 foi um período de consolidação e crescimento para a consolidação e crescimento da marca. Em 2002, a QUILMES se associou a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), que em 2006 passou a ter o controle total do Grupo Quinsa (a qual pertence a QUILMES).

A AmBev pagou 125 milhões de dólares por 34,46% das ações do Grupo Bemberg, que controlou a QUILMES por mais de 115 anos. Com isso, a Ambev ficou com 91,18% acionário, mas levando em consideração o poder de voto, a Ambev controla 97,16% da Quinsa.

Atualmente, a QUILMES faz parte do grupo belga-brasileiro AB InBEV, que é resultado da fusão da AmBev brasileira com a cervejaria belga Interbrew Tradicional. A AB Inbev possui a representação de 200 marcas de cervejas de todo o mundo, em mais de 30 países.

Mercado cervejeiro argentino é dominado por brasileiros

O mercado de cerveja na Argentina é crescente. Desde o ano de 1994, a AmBev se faz presente no segmento de cerveja argentino com a cerveja Brahma. Com a aquisição da QUILMES, a AmBev passou a ter um controle de aproximadamente 80% do mercado cervejeiro da Argentina.